No último dia 17 de março foi realizada no Departamento de Ciências da Informação (DCI) da Universidade Federal do Ceará (UFC) a seleção para o Programa de Iniciação à Docência, também conhecido como monitoria. A seleção foi para preencher vagas em quatro áreas: Fundamentação Teórica em Biblioteconomia e Ciências da Informação, Análise e Tratamento da Informação, Iniciação à Pesquisa e Tecnologia da Informação, sendo esta última a área para qual me inscrevi.
Após analisar o programa o conteúdo programático sugerido e selecionar o material que seria utilizado, li algumas coisas bem interessantes sobre os temas e assuntos da área. Dentre os assuntos estudados posso citar o uso de ontologias na classificação do conhecimento, o formato Dublin Core que utiliza metadados para a descrição de objetos na Web, a importância da Internet e do WWW na disseminação da informação, a questão dos direitos autorais (Copyrigt X Copyleft) com a disponibilização de documentos no meio eletrônico, a (in)segurança na rede, a Web Semântica e seu novo formato de atribuir sentido aos conteúdos disponíveis na Internet, e a formação das Redes Sociais.
Temas como estes, assim como outros estudados que não citei, estão cada vez mais sendo discutidos e abordados dentro e fora de sala de aula, isso se dá pelo fato de as tecnologias da informação (há quem queira e prefira chamá-las de novas, mas devido à sua temporalidade prefiro deixar o “novas” de lado) estarem cada dia mais presentes e se fazerem cada vez mais necessárias.
Como o mar de informações em que nos banhamos se aproxima a cada segundo da areia, cabe a nós (não só profissionais da informação, mas principalmente estes) conhecer estas ferramentas para a partir daí mergulhar sem medo de se afogar.
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